segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fofoca

Há fofoqueiros trabalhando com você?

Nos dicionários encontramos a definição da palavra fofoca enfatizando como: "uma afirmação não baseada em fatos concretos com a intenção de enganar ou transmitir falsa impressão de uma pessoa, algum acontecimento ou fato ocorrido". Estudiosos afirmam, o fofoqueiro pode paralisar o desempenho e ameaçar potencialmente a sobrevivência das relações de uma equipe. Destaca que o papel do fofoqueiro, está explicitamente demonstrado através da ausência dos valores éticos e da desvalorização do humano, sendo o oposto de um profissional comprometido com o trabalho em equipe.

Em período de competitividade o tempo desperdiçado e inutilizado com uma fofoca, poderia ser perfeitamente utilizado para gerar energia positiva para novos negócios e projetos. Não há como valorizar o espírito de cooperação, quando uma pessoa descobre que é vítima de fofoca. O desempenho de um exímio profissional, indiferente da sua área de atuação, pode ser inferior ao normalmente realizado, quando percebe que há pessoas comentando negativamente sobre o seu comportamento. Quando um líder consegue identificar e isolar uma fofoca, tomando o máximo de cuidado com a sua origem, possibilita aferir melhores resultados e entrega a sua equipe, a oportunidade de reter talentos humanos, valorizar a cooperação e estimular a proeminência do companheirismo.

* Homework: Fale muito de Deus, pouco de si e NADA dos outros *

Fonte (de inspiração): http://www.profissionaldesucesso.com.br/TrabalhoemEquipeFofocasnoTrabalho/tabid/1756/Default.aspx

Nenhum comentário: